FENEI - Federação Nacional de Educação e Investigação IE - Internacional Educação ETUCE - European Trade Union Committee For Education UGT - União Geral dos TrabalhadoresUGC - União Geral de ConsumidoresFESAP - Federação de Sindicados da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos

Sindicato Nacional e Democrático dos Professores

Reunião FENEI - MECI de 13.12.24

Após a apresentação pelo MECI das alterações propostas sobre os diplomas em negociação , as organizações sindicais presentes na mesa negocial pronunciaram-se sobre as mesmas. 
Relativamente ao DL n°32-A/2023, regime de recrutamento,  a FENEI registou a aproximação da proposta do MECI à nossa, nomeadamente no que respeita à  redução do âmbito geográfico prevista no art° 31° . Da obrigatoriedade de concorrer ao seu QZP e mais 3, passa ao seu e mais 1, o que considerámos positivo. 
Quanto ao suplemento remuneratório para os orientadores cooperantes, o MECI mantém os valores apresentados na ronda negocial anterior, relativamente aos quais a FENEI manteve a sua discordância,  propondo que os mesmos sejam significativamente aumentados, ou em alternativa a esse aumento, que sejam complementados com horas de redução da componente letiva ou com bonificação de 1 ano na progressão. 
Em relação ao DL n°48-B/2024, a FENEI referiu a evolução positiva da proposta do MECI no sentido de passar também a ser possível mobilizar a formação realizada e não utilizada, até Julho de 2027, no âmbito do regime especial de progressão .
A FENEI abordou ainda a necessidade de se rever o regime da formação contínua,  tendo o Secretário de Estado respondido que oportunamente será aberta a negociação para esta matéria. 
No final foi dada a informação que a negociação sobre os assuntos inscritos na ordem de trabalhos de hoje, continua no próximo dia 20 do corrente.

Imprimir Email

Reunião negocial da FENEI com o MECI em 05/12/2024

Iniciou-se a reunião com a abordagem do diploma sobre o regime dos concursos, tendo o Secretário de Estado informado que esta reunião se destinava apenas a uma apresentação e que proximamente se iriam realizar reuniões por mesas negociais.
A FENEI, sem prejuízo das propostas a enviar antes da próxima reunião, prevista para o próximo dia 13 de manhã, referiu que acha excessiva a exigência do âmbito geográfico prevista no artigo 31°, bem como a penalização prevista no artigo 18º da proposta de alteração ao regime dos concursos. Manifestámos, também, discordância com a existência de horários compostos, uma vez que entendemos que todos os horários devem ser completos.
Relativamente ao diploma das habilitações para a docência (DL 79/2014), a FENEI fez a sua intervenção no sentido de manter, no essencial, as observações já anteriormente apresentadas, nomeadamente no que respeita às horas de redução da componente letiva para os professores orientadores e a proposta de uma bolsa em substituição do estágio remunerado. Acrescentou, também, que se deveria aproveitar esta negociação para, a par das competências didático-científicas e sociais, a formação inicial de professores incluir competências comportamentais que dotassem o professor de ferramentas para exercer a sua profissão em segurança e de forma saudável, sem prejuízo desta matéria vir a ser objeto de maior aprofundamento na negociação do ECD.
O Secretário de Estado referiu que aguardam ainda os últimos contributos dos sindicatos, sobre esta matéria, bem como sobre formação profissional, não mostrando abertura para abdicar da bolsa e recuperar o estágio remunerado.
Quanto ao suplemento remuneratório dos orientadores coordenadores, o MECI propõe 1008,00€ (até 2 estudantes) e 1071,00€ (3 ou 4 estudantes), montante anual. Todos os sindicatos se manifestaram contra. O Secretário de Estado solicitou propostas a enviar pelos sindicatos, no prazo de 5 dias úteis.
Finalmente e relativamente ao regime de recuperação do tempo de serviço, a FENEI propôs que seja alterada a redação do nº 8 do artº 5º do Decreto-Lei n.º 48-B/2024, de 25 de julho no sentido de ser possível a recuperação e utilização proporcional da formação continua feita em anos anteriores até 2027.
As negociações destas matérias prosseguirão no próximo dia 13, tendo sido reagendadas para o dia 17 de dezembro o início das mesas negociais para alteração do ECD.
Lisboa, 5/12/2024
O Presidente (FENEI)

Imprimir Email

Tablet

Ser sócio

Uma luta nacional e democrática para o futuro dos professores.

Inscreva-se e juntos seremos mais fortes na luta pela profissão.

Ficha de inscrição

Contacto

Por favor, introduza o seu nome
Por favor, introduza o seu número de telefone
Por favor, introduza o seu e-mail Este e-mail não é válido
Por favor, introduza a sua mensagem

SINDEP

SINDEP

Sobre nós

O SINDEP, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, é um sindicato filiado a nível nacional na UGT e a nível europeu e mundial na Internacional da Educação e desde sempre ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e dos educadores de infância e professores portugueses em particular.

Morada

SINDICATO NACIONAL E DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES
Avenida Almirante Reis, 75, Piso -1D
      1150-012 LISBOA

 218 060 198
(chamada para rede fixa nacional)  
 929 239 465
(chamada para rede móvel nacional)

 Fax 218 283 317

geral@sindep.pt
2.ª a 6.ª, 9h30 às 13h e 14h às 17h30

Managed by Instant Edge