REUNIÃO NEGOCIAL FENEI/ME - SUPLEMENTAR

Concurso interno antecipado.

Portaria que regulamenta o nº 7 do artigo 37.º do Estatuto da Carreira Docente.

Como previsto, realizou-se no dia 3 de janeiro pelas 14.30h, nas instalações do Ministério da Educação, a reunião suplementar que tinha sido requerida pela FENEI, num último esforço para que o ME pudesse acatar as nossas posições, no interesse de todos os docentes e do bom funcionamento do sistema educativo.

Relativamente ao concurso interno antecipado, reafirmámos a posição de FENEI de que o mesmo deve incluir todos os horários - completos e incompletos - disponibilizados pelas escolas, de forma a evitar injustiças e ultrapassagens desnecessárias, voltando a Srª Secretária de Estado a reafirmar também a posição do Ministério de que se trata de uma questão “gestionária” e que a lei permite o entendimento segundo o qual só devem ir à mobilidade interna os horários de 22h.

Quanto à Portaria - vagas para acesso aos 5º e 7º escalões -, continua o ME a entender que o ECD, ao referir a Portaria, remete para o fator de compensação e não para a percentagem das vagas, o número destas mesmas vagas será fixado anualmente por Despacho, nos termos previstos no artº 3º do Projeto de Portaria apresentado aos sindicatos, esclarecendo no entanto a Srª Secretária de Estado que o que está previsto pelo ME para este ano, é que a percentagem de vagas será de 33% para o 7º escalão e de 50% para o 5º. Esclareceu ainda a Srª Secretária de Estado que na próxima 3ª feira será posta em funcionamento uma plataforma de recolha dos dados para determinação do número de “bons” e “excelentes”, uma vez que os docentes podem escolher uma das últimas três avaliações.

Reiterámos a posição da FENEI de que a percentagem das vagas, ou pelo menos um critério objectivo e esclarecedor, deveria ficar desde logo vertido na Portaria, e não deixado anualmente à discricionariedade do governo.

Pelas razões explicitadas não houve acordo entre a FENEI e o ME.

Por último fomos informados que até ao final desta semana a DGAE disponibilizará uma lista de FAQs, e que ainda hoje será agendada a próxima reunião – LGP e proposta de portaria do 36º do ECD.RRR

Imprimir